Um futuro melhor se constrói hoje




Conheça o Porto de Laguna

Conheça o Porto de Laguna

Em visita com o presidente do Sintac à sub-sede de Laguna, podemos conhecer as pessoas que movimentam a estrutura de um dos maiores portos pesqueiros de Santa Catarina, o objetivo deste texto não é uma descrição jornalística, tomei a liberdade de expressar minhas impressões pessoais sobre a visita, tomei notas das coisas que vi e ouvi sobre o Porto, algumas fotos também servirão para ilustrar esta visita

Fomos apresentados ao Dirigente que coordena as atividades do Sintac na cidade, o Sr. Lúcio José Natal e sua filha Carolina nos receberam de braços abertos, nos falaram sobre os projetos para o futuro do Sintac e do próprio porto, como fazemos questão de frisar em nosso site um porto não se faz com apenas de máquinas e equipamentos e sim de pessoas, trabalhadores que diariamente constroem o futuro de um porto

Tivemos o prazer de passar algumas horas com o Superintende do Porto de Laguna Sr. Walter Tavares, que nos deu uma verdadeira aula, explanando sobre a importância da pesca na economia catarinense e brasileira, mas a maior aula dada pelo superintendente foi de cordialidade e humildade

Se todos os superintendentes de portos do Brasil tivessem o perfil do Sr. Walter, teríamos portos muito mais produtivos, cada espaço do Porto de Laguna foi apresentado a nós, com carinho de um pai orgulhoso ele nos mostrou as instalações do porto, a maioria dos trabalhadores nos recebeu com um sorriso no rosto, coisa difícil de se ver atualmente

O clima burocrático e impessoal de outros terminais definitivamente não se aplica à Laguna, um porto onde o Superintendente caminha pelo pátio e conversa com os trabalhadores, ouvindo e sendo ouvido, parece utopia mas tivemos a sorte de testemunhar isso

Bem não preciso descrever em maiores detalhes a admiração que trouxemos na bagagem desta “viagem” à Laguna, mas como fonte de informação devemos partir agora para os dados técnicos, que serão apresentados logo abaixo

Histórico do Porto de Laguna

Estrutura do Porto Carvoeiro de Laguna

O Porto de Laguna teve origem na necessidade da exploração da bacia carbonífera do estado de Santa Catarina no início da Segunda Guerra Mundial, sendo o marco para a evidente necessidade da instalação de um complexo portuário na região. O Porto de Laguna passou a coordenar a distribuição de carvão antes a cargo da estrada de ferro Dona Teresa Cristina, ganhando assim alcunha de Porto Carvoeiro em 1946

Com o final da Segunda Guerra, o mundo passou por grandes transformações onde o Porto de Laguna perdeu a significância que possuía até então. Ocorreu uma grande mudança nas atividades econômicas da região onde Laguna precisou disputar importância com o Porto de Imbituba, para movimentar as cargas que supririam a Indústria Siderúrgica da região, o porto de Laguna possuía inúmeras vantagens competitivas em relação à Imbituba exceto pela profundidade de seu canal de acesso, o que limitaria diretamente a capacidade de operar modernas embarcações com calados cada vez maiores

O Porto Federal de Laguna ficou relegado apenas as atividades relacionadas à Farinha de Mandioca que por ser uma atividade econômica sazonal, deixou boa parte de suas instalações ociosas, com a redução constante da atividade carbonífera da região o Porto de Laguna antes produtivo e importante no cenário nacional passou a ser um porto de poucas atividades

Com a redução das atividades portuárias, a economia da região foi diretamente afetada, já que o Porto era a força motriz da economia local e regional, o porto de Laguna passou por uma adaptação para que o cenário não se torna-se ainda mais aterrador, em meados de 1969 passa a operar com atividades pesqueiras, tendo sua natureza alterada para uma constituição de economia mista, pertencente ao Governo Federal, Estadual,e as cidades de Laguna e Tubarão

Em 1975 as ações pertencentes à DNPVN passam à Portobrás, na mesma época iniciam-se estudos de viabilidade técnica e tecnológicas para a transformação do Porto de Laguna em porto exclusivamente pesqueiro, o Porto Pesqueiro foi inaugurado em 15/02/1980

Situado no litoral sul catarinense à 110 km da capital Florianópolis, localizado na lagoa de Santo Antônio, com calado de 6 metros e com canal de acesso com calado de 8 e 9 metros, está à apenas 8km da BR-101, atualmente é administrado pelo Governo Federal através da CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), e suas atividades são basicamente a logística de pescados e fornecimento de gelo para embarcações, gelo este, que é produzido no próprio porto

fontes: http://www.transportes.gov.br/bit/portos/laguna/depolaguna.htm
http://www.sie.sc.gov.br/sie/competencias/hidroviario.do

O Porto de Laguna Hoje

Modernas Instalações do Novo Porto de Laguna

Após investimentos do Governo Federal o Porto de Laguna foi modernizado e está totalmente direcionado ao atendimento de embarcações pesqueiras, contando com equipamentos em aço inoxidável polido, além de recintos próprios para a descarga de pescados, atendendo a todas as legislações sanitárias nacionais e internacionais em vigor

A estrutura ofertada pelo Porto de Laguna diferenciá-o de outros terminais por ser voltado exclusivamente a atividade pesqueira industrial, com fábrica de gelo própria, postos de abastecimento de embarcações, que operam 24 horas por dia, todos os dias, o terminal conta ainda com grande pátio todo em concreto armado, para o tráfego de veículos pesados

Palavras do Superintende Sr. Walter Tavares

O Porto de Laguna Atende normas sanitárias Nacionais e Internacionais

De acordo com o Superintendente Sr. Walter, a pesca vem passando por grandes transformações nas ultimas décadas, e o Porto de Laguna acompanhou estas mudanças, a atividade tornou-se muito mais profissional, exigindo mão-de-obra qualificada e tecnologias específicas. A Pesca atualmente é marcada por profissionalismo, tecnologia e responsabilidade social e acima de tudo, sustentabilidade

O Porto de Laguna oferece modernas instalações para atender a demanda do setor pesqueiro catarinense, investimentos foram realizados na infra-estrutura do porto, entre elas a instalação de equipamentos para a fabricação de gelo com capacidade de 210 toneladas por dia

A segurança também é um ponto relevante na estrutura portuária que conta com normas rígidas de segurança e acesso ao terminal, outro ponto importante está na mão-de-obra altamente qualificada, para a realização das atividades de manipulação de pescados

Segundo o Superintendente Sr. Walter a atividade pesqueira possui um grande potencial de expansão, que infelizmente ainda não foi alcançado devido a falta de investimentos e profissionalização do setor, Walter acredita que com a profissionalização e investimentos o setor possa tornar-se ainda mais lucrativo para a economia brasileira que dispõem de um imenso litoral pouco aproveitado

A profissionalização da pesca é um tendência irreversível, a capacitação da mão-de-obra, modernização das embarcações e estudos constantes fazem hoje da pesca a base da economia de muitos países, Walter acredita que o Brasil está seguindo por este caminho e que o Porto de Laguna terá um papel fundamental neste futuro próximo

O Sintac neste cenário

Neste cenário que você acabou de conhecer o Sintac desempenha um papel muito importante, de parceria com a APL, pois além de entidade representativa de classe o Sintac de Laguna desempenha papel de órgão gestor de mão-de-obra naquele terminal. Diferentemente de Itajaí o Sintac de Laguna, além de prezar pelos direitos dos trabalhadores, oferece capacitação a seus associados e proporciona mão-de-obra altamente qualificada para as atividades do porto pesqueiro

A diretoria do Sintac orgulha-se em estar diretamente ligada ao sucesso que o Porto de Laguna vem conquistando e pretende aumentar ainda mais a participação neste processo, com a admissão de novos colaboradores e profissionalização da mão-de-obra local

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Comentários sobre esta Notícia

Autor: Luiz Eduardo Graf

LAGUNA

Uma grande família, assim defino o Porto Pesqueiro de Laguna.Obrigado Sr.Walter,pelo carinho,dedicação,com os nossos trabalhadores catarinenses.

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