Um futuro melhor se constrói hoje




O Trânsito de Itajaí e o Porto

O Trânsito de Itajaí e o Porto

Que o trânsito de Itajaí está se tornando cada dia mais complicado, muitas vezes tornando-se impraticável em determinados trechos, não é nenhuma novidade, o que devemos ter em mente, é que esta situação tende a piorar quando o Porto estiver em plena atividade

O sistema de transporte coletivo precário e insuficiente, com tarifas exorbitantes, faz com que muitos cidadãos optem por utilizar seus veículos próprios, a abundante oferta de crédito e facilidades de financiamento, possibilita a aquisição de motocicletas e automóveis, tornando a quantidade de veículos em circulação ainda maior, agravando o problema do trânsito

Os profissionais do CODETRAN tem realizado um ótimo trabalho, tentando contornar o problema, mas o problema do trânsito itajaiense, não pode ser remediado, ele precisa de tratamento intensivo

A cidade de Itajaí abriga uma grande universidade chamada Univali, além disso possui uma grande estrutura comercial localizada principalmente no eixo central da cidade, onde também existe o Porto de Itajaí, além de importantes colégios públicos e particulares, o resultado é a concentração de muitos veículos nas avenidas, Marcos Konder, Sete de Setembro, Tijucas, Heitor Liberato e Coronel Eugênio Muller nas horas de pico

As autoridades envolvidas na questão do Trânsito Itajaiense devem urgentemente estudar alternativas para o problema, que tende a se agravar em breve com as operações portuárias retomadas em sua totalidade

O Comunicador Rubens Menon em seu programa matinal na Rádio Bandeirantes Clube AM, no dia 09 de Setembro deste ano, ao abordar o problema do trânsito da cidade, em entrevista com o responsável pelo CODETRAN, afirmou que parte do problema do trânsito em frente ao Porto de Itajaí, é causado pela Guarda Portuária que preguiçosa “esquece” de fechar o semáforo e liberar o trânsito dos veículos no sentido centro bairros, da avenida Coronel Eugênio Muller

O SINTAC como representante dos trabalhadores desta categoria, acredita que falta ao comunicador conhecer à fundo o funcionamento do trânsito em frente ao Porto de Itajaí, antes de afirmar tal fato e culpar estes profissionais

Vamos então esclarecer para este comunicador, que com exceção desta afirmação errônea demonstra-se muito interessado em buscar soluções e alternativas para os problemas da comunidade itajaiense

Como já citamos anteriormente a avenida Cel. Eugênio Muller é uma das principais vias de acesso do centro aos bairros da cidade, no início desta avenida temos o Porto de Itajaí, que mesmo neste período de dificuldades operacionais, gera um grande volume de tráfego de veículos pesados, o semáforo instalado em frente ao porto, é acionado pela Guarda Portuária para permitir a entrada e saída de veículos deste terminal, o que ocorre é que o semáforo não tem seu acionamento imediato, o que resultaria em acidentes de trânsito, o semáforo em frente ao Porto de Itajaí, obedece a um ciclo, que realiza o fechamento do tráfego da avenida e permite a entrada ou saída de veículos, após a saída deste veículos pesados e apresentando segurança de tráfego para a população, a Guarda Portuária encerra o ciclo do porto e o semáforo volta ao seu ciclo normal, que visa atender a passagem de pedestres naquele trecho, além do trânsito na avenida

O que muitas vezes ocorre e que pouquíssimas pessoas sabem, é que após o fechamento total do ciclo para o tráfego portuário, o semáforo entra no ciclo de pedestres, sem que muitas vezes haja pessoas para realizar a travessia, pois este ciclo é pré-programado e automatizado

A demora na liberação do tráfego, sem o trânsito de veículo algum, gera irritação de muitos motoristas, que erroneamente culpam a Guarda Portuária pelo transtorno

Nossa sugestão para minimizar o problema do trânsito neste trecho, é a inserção de semáforos para pedestres de acionamento mecânico, como existiam antigamente no centro da cidade, em que o pedestre ao haver a necessidade da travessia, acionava um botão e aguardava a interrupção do tráfego, para realizar a travessia com segurança, além disso e visando a prevenção de acidentes, a instalação de fotosensor no referido semáforo para inibir a prática infelizmente comum de desrespeito ao sinal vermelho, que por diversas vezes quase causou acidentes graves entre motocicletas, automóveis e os caminhões que entram ou saem do porto

Nas outras duas pistas da avenida no sentido bairros - centro, o semáforo poderia estar condicionado aos botões para a passagem de pedestres e em todo o restante do tempo permanecerem verdes, a instalação de um mecanismo de acionamento para a paralisação do tráfego naquele trecho para as manobras de veículos da fábrica de rações ALISUL, que algumas vezes é realizada com auxílio de agentes do CODETRAN, mas que na maioria das vezes ocorre sem nenhum tipo de segurança

As autoridades competentes devem prever soluções para o tráfego nas principais avenidas centrais da cidade, com a fiscalização severa da prática de filas duplas em frente aos colégios e comércios, tráfego interrompido por obras, sistema viário mal dimensionado, sistema de transporte coletivo ineficaz e caro, etc. A solução para o trânsito de Itajaí certamente está no PLANEJAMENTO e não em tentar encontrar culpados, o problema do trânsito é de todos e somente com a união e troca de ideias poderemos chegar a solução, Itajaí sabe muito bem quais são as consequências da paralisação do Porto, pois atualmente está vendo sua economia minguar em função disso, mas uma cidade que pretende ser portuária, deverá aprender a conviver com os benefícios e malefícios de possuir um porto


Soluções para os Problemas de Trânsito

O Site Terra TV está disponibilizando gratuitamente, um documentário produzido pelo Discovery Channel que aborda os problemas e soluções para o trânsito caótico de São Paulo, neste documentário são apresentadas diversas soluções encontradas por outras metrópoles do mundo para minimizar o problema do trânsito

Uma das soluções mais eficazes e baratas apresentadas no documentário é o exemplo de Curitiba que implantou um sistema de transporte coletivo rápido, seguro e altamente eficiente, o exemplo de Curitiba foi copiado por outras capitais e poderia ser a solução para cidades de grande e médio porte

Documentário Discovery ChannelAssista Gratuitamente o Documentário

Sobre comentários

Os comentários inseridos nesta página são de responsabilidade de seus autores, o SINTAC se reserva ao direito de excluir comentários ofensivos ou que estejam fora da proposta de expressar opiniões de maneira responsável e ética


Comentário Não Associados

Nome:
Título:  


Comentário:

Os comentários de não associados só serão publicados após aprovação da moderação


Comentários sobre esta Notícia

Nenhum comentário para esta notícia

Início Estatuto História Diretoria Financeiro Informativo Contato Legislação Links

© Copyright 2009 - Sintac - Todos os Direitos Reservados